top of page
  • Foto do escritorDanae Bianco

O que fazer em 2 (ou 3) dias em Granada, Espanha

Atualizado: há 5 dias


Alhambra e Jardins de Generalife, Granada, Espanha. O que fazer em 2 dias em Granada
Alhambra de Granada, vista dos Jardins de Generalife

Granada é uma das cidades que acho mais fascinantes da Espanha e, até mesmo, de toda a Europa.


Estive lá duas vezes, a primeira em uma viagem solo no final da década de 90, mochilão nas costas e orçamento restritíssimo. Foi incrível e, além de algumas poucas fotos em filme 35mm, os dias que passei em Granada deixaram aquela imensa vontade de retornar.


Como a lista de destinos dos sonhos de viagem é longa demais para uma única vida, o retorno a Granada foi sendo adiado ao longo dos anos, mas finalmente chegou. E da forma mais especial possível: com meu marido e filhas. Foi a primeira vez dos três na Espanha e - digo com orgulho - amaram o país.


Aqui tem o nosso roteiro completo pela Andalucia, região do sul da Espanha que esteve sob domínio mouro do século VIII ao XV, o que lhe confere ares únicos, um mix de estilos e influências revelados na arquitetura, arte, cultura e culinária e em monumentos como o Palácio de Alhambra, em Granada, a Mesquita de Córdoba e o Real Alcazar de Sevilha.


 

Neste post você vai encontrar o que fazer em 2 (ou 3) dias em Granada:

 

Outros posts para te ajudar a viajar pela Espanha:

 

Pateo de los Leones, Palácios Nazaríes, Alhambra, Granada, Espanha - O que fazerm em 2 dias em Granada.
Detalhe do Patio de los Leones, nos Palácios Nazaríes, Alhambra.

Quantos dias ficar em Granada


Granada merece, no mínimo, 2 dias inteiros de sua viagem. Se tiver uns dias a mais, melhor, pois poderá conhecer lugares não tão visitados da cidade e curtir com mais calma os mais famosos.


Qualquer que seja o tempo que você tiver, não faltará o que fazer na cidade: siga a leitura que te detalho o que fazer em Granada em um dia e meio, dois dias, três dias, ou mais.


Quando fui lá nos anos 90, fiquei 2 dias inteiros na cidade. Mas na segunda vez, ficamos em Granada apenas 1 dia e meio - chegamos após o almoço e passeamos pela região central da cidade, e o dia seguinte foi destinado a aproveitar ao máximo a Alhambra. No outro dia, partimos em direção à Córdoba. Gostaria de ter ficado um dia a mais para curtir a cidade com mais calma - se você puder, recomendo.


Estivemos lá em julho e já aviso: é muito quente. O ar é seco, o sol é forte, absurdamente forte, e o calor é insano. Prepare-se. Não esqueça o chapéu, o filtro-solar e tenha sempre a mão uma garrafinha d'água.



Como visitar a Alhambra


Não faz diferença se você já viu uma ou milhares de fotos e vídeos da Alhambra, você ficará impactado ao entrar nos jardins e palácios. Arrisco dizer que, quanto mais fotos e vídeos da Alhambra você já viu, maior será a emoção que sentirá ao finalmente estar lá.


O complexo da Alhambra inclui vários edifícios, torres, muralhas, jardins e uma mesquita, mas são os intricados entalhes nas pedras e elementos decorativos, as delicadas filigranas, os magníficos tetos forrados de azulejos, os arcos graciosos e os pátios serenos dos Palácios Nazaries que vão te deixar de queixo caído.


O complexo palaciano é gigantesco e para conhecê-lo sem atropelos reserve no mínimo 4 horas. Ficamos praticamente o dia inteiro lá - como nosso horário de entrada era meio-dia, visitamos os jardins pela manhã, paramos para um mini-picnic e visitamos os Palácios Nazaries a tarde.


Mas se prepare: qualquer que seja a época do ano, estará lotado. Se for verão (como quando estivemos lá) tenha muita paciência e esqueça o desejo de tirar uma foto a sós no Pateo de Los Leones.


Alhambra, Granada. Nasrid Palaces. O que fazer em 2 dias em Granada. Como visitar a Alhambra


Ingressos para Alhambra


A Alhambra é composta por duas principais partes, os Jardins Generalife e os Palácios Nazaríes.


É possível visitar somente os Jardins, ou os Jardins e Palácios. Recomendo, obviamente, conhecer ambos. Aqui o link para a compra dos ingressos, com todas as informações sobre preços, horários e acessibilidade.


Quanto alugamos nosso Airbnb, nosso host nos alertou que era necessário comprar ingressos para a Alhambra com antecedência. No dia em que me mandou a mensagem, verifiquei no site e ainda não estavam disponíveis as datas que estaríamos lá. Pois bem, o tempo passou e uns 2 meses antes da viagem, lembrei de comprar os ingressos. Não havia mais disponibilidade. Todos os dias, por semanas, entrei no site (link aqui) e nada, simplesmente não havia ingressos. Mas a viagem já estava toda marcada, então fomos mesmo assim.


No dia em que chegamos em Granada, fomos até a bilheteria, na esperança de conseguir, in loco, comprar ingressos, mas nada. Não havia disponibilidade. Fiquei arrasada, como poderia acontecer, termos viajado de tão longe e não podermos visitar a Alhambra? A atendente, vendo nosso (meu) desespero, nos informou que a meia-noite eram liberados ingressos sobressalentes para o dia seguinte, ingressos que agências de viagem haviam reservado e não venderam.


Pois bem, as 23h50 estávamos online, dando refresh na página, até que, pontualmente as 0h00 conseguimos! Ao terminar a compra, as 0h03, já não havia mais ingressos disponíveis.



A entrada para os Palácios Nasrides é com horário marcado (já era mesmo antes da pandemia) e o horário é estritamente controlado, não libera um minuto antes e (acredito eu) não seja possível entrar atrasado.


Moral da história: não deixe para comprar os ingressos da Alhambra em cima da hora. Por favor, não passe esse sufoco. Mas, caso não tenha conseguido, sempre tem disponíveis com tours como este aqui. E, claro, não se atrase para a entrada nos Palácios Nasrides, a fila costuma se formar com bastante antecedência.


UPDATE: pelo que pesquisei no site (link aqui de novo), é possível comprar os ingressos com até um ano de antecedência. Na data de publicação desse post, havia baixa disponibilidade (com alguns dias esgotados) para as 4 semanas seguintes, com disponibilidade normal para os períodos seguintes. De qualquer forma, assim que você souber que dias estará em Granada, compre já os ingressos. Melhor não bobear.


Qualquer que seja a forma que você for visitar a Alhambra, recomendo pegar o audio-guia (tem em português), é muito bom e ajuda a conhecer a história não só da Alhambra como de toda a região.


plano-alhambra
.pdf
Download PDF • 668KB

mapa da Alhambra e Generalife


Catedral de Granada. Espanha
Catedral de Granada


Então vamos lá, um resumão do que fazer em Granada!


Granada em 2 dias (ou um dia e meio)


- dia 1: visitar a Alhambra e Jardins de Generalife. A noite, passear pela região do Albaicín (não perca a Carrera del Darro) e se estiver no embalo, assistir um show de flamenco ou música regional.


- dia 2 (ou metade de um dia): visitar a Catedral de Granada e Capela Real, passear pela região do Sacromonte e jantar (ou almoçar) por lá. Ver o pôr do sol no Mirador de San Nicolas.


Granada em 3 dias


Acrescente à programação visita à Basílica de San Juan de Dios e ao Mosteiro da Cartuja (Monasterio de la Cartuja), e aproveite para passear com mais calma e curtir mais os bairros de Sacromonte (pode ser interessante conhecer o Museo Cuevas del Sacromonte e Abadia de Sacromonte) e Albaicín.


Vale a pena incluir também um passeio no Jardim de Carmen de los Martires, que fica nas imediações da Alhambra.


Granada em 4 ou mais dias


Você tem mais tempo para ficar na região? Então tenho duas propostas: você pode ficar em Granada mais alguns dias, curtindo cada canto da cidade, re-visitando a Alhambra e seus Jardins, aproveitando as teterías (casas de chá), restaurantes e bares charmosíssimos.


Ou você pode aproveitar esses dias e curtir a Sierra Nevada. Fica a cerca de 40km de Granada, com fácil acesso de carro ou ônibus. No inverno, há toda estrutura para esquiar, fazer snowboard ou trenó, e no verão é possível aproveitar as trilhas e se refrescar do calor insano de Granada.



Onde ficar em Granada


Nessa viagem, optamos por nos hospedar em um apartamento no Barrio del Realejo, muito bem localizado e confortável, perfeito para nós que viajávamos em 4 pessoas.


Se você prefere hotel, não faltam opções em Granada. Minhas escolhas seriam o Carmen de la Alcubilla del Caracol, um hotel pequeno, em uma casa histórica e com uma vista espetacular da cidade, e o Casa Morisca Hotel, também em uma casa histórica (impressão minha ou amo hotéis em casas históricas?). Uma opção mais amigável ao bolso seria o Hotel Párraga Siete, numa localização super central, próximo a diversos bares e restaurantes.


Confira tarifas e disponibilidade aqui:





ROTEIRO COMPLETO pelo sul da Espanha


Aqui está o post com nosso roteiro completo pela Andalucia, dá uma olhada. Além de Granada, também fomos a Sevilha, Córdoba e Ronda, numa viagem de dez dias pelo Sul da Espanha. Essa viagem foi parte de um roadtrip de quase um mês, que englobou Portugal e Espanha.


Nesse mapa tem tudo que fizemos em nossa viagem de 10 dias pelo Sul da Espanha: clique nos pontos marcados para ver detalhes de cada lugar; dê zoom no mapa se necessário, arraste para um lado ou para outro. No mapa existem diferentes camadas, com cores diferentes, uma para cada área que visitamos. Você pode escolher quais camadas visualizar selecionando-as no check-box correspondente. A linha azul é a rota que percorremos de carro.


No ícone do canto esquerdo superior você acessa o menu do mapa, com todas as camadas e legendas, e se quiser salvar na sua conta do Google Maps, é só clicar na estrela ao lado do nome do mapa.  Para acessá-lo no seu telefone ou computador, abra o Google Maps, toque no botão de menu, vá para "Meus Lugares", selecione "Mapas" e você encontrará este mapa listado entre os seus mapas salvos.



Nesse post explico como usar o Google MyMaps para planejar uma viagem, é um recurso muito bom, vale a pena conhecer!


Ainda não garantiu seu seguro viagem? Clique aqui e já faça sua cotação.

 

Outros posts sobre viagens na Europa

 


Curtiu essas dicas? Então segue a gente:

Instagram @danae_explore 

Pinterest @danaeexplore 


Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais


NÃO ESQUEÇA DE SALVAR ESSE PIN NO SEU PINTEREST, para você ter esse post com o que fazer em Granada em 2 dias sempre fácil de encontar!


Pin para pinterest - o que fazerm em 2 dias em Granada - www.danae-explore.com

bottom of page