top of page
  • Foto do escritorDanae Bianco

Como é passar o ano novo em Siem Reap, Camboja

Atualizado: 1 de fev.

Na nossa viagem de 3 semanas pelo Sudeste Asiático, passamos a virada no ano em Siem Reap, Camboja. Curioso para saber como foi?


Pois é, eu também estava muito curiosa. Enquanto planejava a viagem, bateu até aquela dúvida básica: será que comemoram o ano novo no dia 1º de janeiro? Vai que usam outro calendário, em que a virada de ano cai em outra data...


Se você chegou neste blog agora, pode estar se perguntando: mas porque essa pessoa escolheu justo Siem Reap para passar o Reiveillon?


Angkor Wat templo ao amanhecer, ainda com tudo azul
Amanhecer no Templo Angkor Wat, no último dia do ano. Sim, acordamos as 4am no dia que iríamos ficar acordados até a meia-noite para a virada.


Pois é, não escolhemos, simplesmente aconteceu de Siem Reap estar no nosso roteiro no dia de ano novo. Estávamos viajando em um grupo de 2 famílias – 4 adultos e 3 crianças – todos com uma vida absolutamente ordinária no Brasil, recheada por compromissos de trabalho e escola - e dias de férias contados na ponta do lápis.


Para maximizar o tempo disponível e fazer valer a pena uma viagem para um destino tão distante, aproveitamos os feriados de Natal e Ano Novo para ganhar uns dias extras de folga.


Ao decidir a ordem dos lugares a ser visitados (confira aqui o roteiro completo pelo Sudeste Asiático), calhou de Siem Reap ser alocado nessa etapa da viagem.


Tudo isso para dizer que ninguém do grupo tinha alguma preferência, ou dica, nem qualquer insider information, sobre o rolê de ano novo no Camboja. Foi puro acaso estar lá nesse dia.

 

Outros posts sobre destinos na Ásia:

 
Templo Baphuon, Siem Reap, Camboja - complexo de Angkor Wat
Templo Baphuon. Sim, subimos essas escadas, e muitas outras mais, no dia 31 de dezembro, antes de ficar horas de pé para a virada do ano.


Quando se comemora o ano novo no Camboja?


Como já comentei no post sobre Siem Reap & Angkor Wat, conhecemos um guia excelente no Camboja, que fala português e foi um dos responsáveis por nossa viagem nesse país ter sido espetacular.


Nosso guia, Samir, nos explicou que pelo calendário cambojano, o ano novo é comemorado nos dias 13 ou 14 de abril, numa celebração chamada Bon Chol Chhnam Thmei, que dura 3 dias. Essa data tradicionalmente marca o término da época da colheita e é o feriado mais importante do país.


Foi um balde d’água fria.


Mas o Samir também nos explicou que, seguindo a padronização mundial do calendário e tendo em vista os milhares de turistas que a cidade recebe (e dos quais é altamente dependente), há também a comemoração de ano novo na noite do dia 31 de dezembro. Ufa!


O pessoal lá não é bobo não, tem comemoração de ano novo ocidental, ano novo chinês e ano novo cambojano.


Pub Street é onde acontece a comemoração da virada em Siem Reap.


Pub Street, Siem Reap, Camboja, no dia 31 de dezembro, Ano Novo
ao redor da Pub Street, Siem Reap


Ano novo na Pub Street, Siem Reap


Depois de um dia intenso visitando os templos de Angkor Wat (com direito a assistir o nascer-do-sol no templo, como contei na nossa saga em Siem Reap), a sonequinha a tarde foi mandatória para podermos enfrentar o rolê.


Pub Street, Siem Reap, Camboja, no reiveillon
Relógio marcando 2h04 para a virada e a rua já completamente dominada pela multidão


Chegamos na região da Pub Street ao redor das 21 horas e já estava lotada.

Música eletrônica a todo vapor, era praticamente impossível entrar na rua.


Conseguimos entrar por uma rua lateral, demos uma olhada mas logo saímos do meio da muvuca e ficamos andando pelas ruas ao redor.


Todas as ruas ao redor da Pub Street estavam fechadas para veículos e completamente dominadas pelos pedestres, a maior parte locais, mas também muitos turistas e algumas famílias com crianças.


Tinha barraquinhas de comidas para todos os lados e vendedores ambulantes de bebidas em todo canto, não foi difícil comprar cerveja gelada, tinha de U$0.50 e de US$1.00.




Na hora da virada, houve contagem regressiva nas caixas de som da Pub Street e a meia-noite houve chuva de bexigas azuis e vermelhas. Para nossa decepção, não houve queima de fogos. Não ouvi nenhum fogo de artifício, em nenhum local.


Após a virada a Pub Street continuou com ritmo frenético, mas as ruas ao redor começaram rapidamente a se esvaziar. Nós, cansados do longo dia turistando, não enrolamos muito e fomos logo para o hotel.




Onde se hospedar em Siem Reap


A melhor área para se hospedar em Siem Reap é próximo à Pub Street. Nos quarteirões ao redor dessa ruela estão todos os bares, restaurantes, agências de viagem, lojinhas de souvernirs e tudo mais que você pode precisar como farmácia, lavanderia, massagem, cassa de câmbio etc. etc. etc.


Ficamos no Golden Temple Hotel, o melhor hotel em que ficamos em toda nossa viagem ao Sudeste Asiático - e não foi o mais caro! Os quartos são ótimos, a piscina deliciosa, café da manhã fantástico, mas o que mais supreendeu foi o atendimento da equipe do hotel: simplesmente nota mil! Super atenciosos e prestativos, pró-ativos, nos ajudaram em absolutamente tudo e tudo saiu melhor do que esperávamos. Recomendo de olhos fechados.


Confira a disponibilidade dos hotéis e tarifas aqui:



reveillon em Siem Reap, Camboja, Pub Street, Ano novo no Camboja
Pub Street poucos minutos antes da virada do Ano Novo

Como se locomover em Siem Reap


Siem Reap é plana e super fácil para se localizar e transitar, e bastante segura.


Há o caótico transito com motos por todos os lados típico da Ásia, e as calçadas desafiadoras, mas em alguns dias você se acostuma.


Fizemos tudo a pé, exceto para ir ao Phare Circus e ao Museu Nacional de Angkor, que fomos de tuk tuk, e os passeios aos templos de Angkor, que fomos com van do tour. Nesse post conto em detalhes tudo que há para fazer em Siem Reap em 5 (ou menos) dias.






Quer saber mais sobre o Camboja? Aqui o post sobre o que fazer em Siem Reap e aqui o post com nosso roteiro completo de 3 semanas pelo Sudeste Asiático.


Outras dúvidas, perguntas, sugestões ? Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais:


Instagram @danae_explore

Pinterest @danaeexplore


E agora, depois desse monte de dicas show, salve esse pin na sua conta do Pinterest para achar esse post sobre essa experiência inusitada que é passar o ano Novo em Siem Reap sempre que precisar!


Pin para pinterest: como é passar o ano novo em Siem Reap, Camboja.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page