top of page
  • Foto do escritorDanae Bianco

Como planejar uma viagem usando o Google MyMaps

Atualizado: 7 de dez. de 2023

Vai parecer cliche, mas é verdade: depois que aprendi a usar o Google MyMaps, minhas viagens mudaram de nível. Ficou muito mais fácil planejar os roteiros, o que fazer em cada dia da viagem; trajetos, distâncias e tempos; anotar dicas de restaurantes e bares; saber exatmente a localização dos hotéis/Airbnbs; ver o trajeto de e para a estação ou aeroporto, enfim, tudo que envolve deslocamentos em viagens - e olha que se deslocar é o que fazemos mais em qualquer tipo de viagem.


Neste post vou te mostrar, passo a passo, como uso o MyMaps nas minhas viagens. Já aprendi muito, mas sei que ainda tenho muito a aprimorar, então se você usa a ferramenta, deixa suas dicas, vou adorar ouvi-lás e certamente aprender algo.


Sei também que cada um planeja e organiza suas viagens de sua própria forma, vou mostrar aqui a forma como eu faço, para que você possa aproveitar uma ou outra ideia para aplicar na sua forma de viajar.



Vem comigo ver como planejar uma viagem usando o Google MyMaps


CRIANDO UM MAPA


Entre pelo desktop no Google MyMaps com seu usuário do Google, ou então entre no Google Maps, clique no menu (aquelas três barras do lado esquerdo da caixa de procura), depois em "Seus lugares" e então em "Mapas"


Europe Map on Google Maps

Selecione "Criar novo mapa" e dê um nome a ele (clicando nos três pontinhos onde está marcado na figura abaixo); se quiser, pode também adicionar uma breve descrição sobre aquele mapa que está sendo criado.


Europe Map on Google Maps - MyMaps


Europe Map on Google Maps - MyMaps

INCLUINDO LOCAIS NO MAPA


Começe adicionando todos os lugares que quer visitar, restaurantes que quer ir ou que lhe foram indicados, hotel que irá se hospedar, estações que vai pegar trem, etc.


Não se preocupe, neste momento, em seguir uma ordem, simplesmente vá adicionando tudo que quiser - mais tarde vamos ajustar a ordem das coisas. E não se preocupe se não souber todos os lugares agora, a qualquer tempo é possível incluir novos locais, ou exclui-los.


Para adicionar um local, coloque o nome na caixa de procura, o Google irá te dar algumas sugestões e você escolhe a que for a desejada.


Europe Map on Google Maps - MyMaps

Uma vez que você selecionou o local correto na caixa de procura, ele aparecerá no mapa com uma caixa com diversas informações: nome (conforme consta do Google Maps), endereço, telefone, site oficial, avaliação no Google e outras informações, e uma opção "+ Adicionar ao mapa" - é nesse "+" que você que clica para incluir esse local no seu mapa.


Europe Map on Google Maps - MyMaps

Pronto! A Torre Eiffel já está adicionada ao seu mapa. Veja que ela está em uma camada (no caso, a genérica "camada sem título" - depois você poderá, se quiser, ajustar isso)


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Agora é só seguir em frente, repetindo os mesmos passos para os próximos itens do seu roteiro. Coloque tudo no mapa: atrações turísticas, restaurantes, bares, cafés, estações de trem, de metrô, teatro, museus, casa de amigos, etc.


Por falar em Paris, a Jen tem ótimas dicas do que fazer na cidade em três dias!


Você pode também selecionar pontos diretamente no mapa, ou então colocar as coordenadas de GPS (algo que, para Paris, não parece necessário, mas em outras viagens pode ser uma ferramente bem útil)


Paris Map on Google Maps - MyMaps


Depois de muito brincar no mapa e colocar tudo que você se lembra que quer fazer (haja coisa!) e todas as indicações que recebeu (mas não se desespere, se lembrar de algo depois é muito fácil incluir), você estará com um mapa mais ou menos assim:


Paris Map on Google Maps - MyMaps

ORGANIZANDO OS LOCAIS EM CATEGORIAS


Agora começa o planejamento em si: eu gosto de primeiro dividir tudo isso em categorias.


Por exemplo, para essa viagem, escolhi essas categorias (logicamente, as categorias mudam conforme o estilo e proposta de cada viagem):


- museus, palácios e igrejas

- pontos turísticos em geral

- hotel

- restaurantes, bares, cafés, sorvetes, etc.

- transporte (estações, aeroporto, locadoras de carro, etc.)

- outros


Vai viajar com crianças? Mapeie os parquinhos da região! Serão importantíssimos na sua viagem, te garanto.


Para cada ponto mapeado eu coloco um ícone específico. Isso é feito clicando no nome do local na lista, no mapa aparecerá novamente a caixa com todas as informações do local; há um símbolo de "lata de tinta" (veja figura abaixo): é aí que você seleciona as características desse pin.


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Clicando nessa "lata de tinta", dá para escolher a cor do pin e seu ícone. Eu costumo usar as cores para separar por dia de atividade, mas se você quiser usar a cor para separar por categoria vá em frente, fique à vontade para fazer como achar que funciona melhor para você.


OBS (veja foto acima): clicando nessa "caneta" que aparece ao lado da "lata de tinta", dá para mudar a descrição do local e incluir comentários; no ícone de foto, dá (tchanan!) para adicionar fotos; a seta ao lado é para traçar rotas (explicarei adiante) e, obviamente, a lata de lixo é para excluir esse local do seu mapa.


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Veja que ainda há a opção de clicar em "mais ícones" e escolher outro que você preferir (no exemplo, procurei aí pelo ícone de museu, que não estava dentre os "itens populares" - reflexão filosófica passando por aqui, mas deixada de lado em prol da objetividade desse post rsss).


Então mãos à obra. Um a um, altero os ícones dos lugares de meu mapa, que acabou ficando com essa cara:


Paris Map on Google Maps - MyMaps

AGRUPANDO OS LOCAIS EM CAMADAS


Próximo passo: agrupar as atividades que pretendo fazer em cada dia. Aqui também vai do gosto de cada um, mas a ideia geral é agrupar de acordo com a proximidade ou facilidade de locomoção entre um ponto e outro.


Para a divisão por dias, gosto de criar camadas: uma camada para cada dia. Basta clicar em "adicionar camada" e dar um nome para cada nova camada, clicando nos três pontos ao lado do nome da camada. Crie tantas novas camadas quantas você achar interessante.


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Com as novas camadas criadas, é só transferir os locais para os novos destinos respectivos; basta clicar no nome do local na lista e arrastar até a camada de destino.


Se você clicar no ícone do local que aparece no mapa, automaticamente é selecionado o local na lista, isso te ajuda a identificar quais os locais daquela região e organizá-los na camada correta.


Gosto de usar cores de ícones diferentes para cada dia (ou uma cor para um dia de manhã e outra cor para o mesmo dia a tarde, quando são locais ou atividades bastante distintas). Isso facilita muito a visualização do roteiro de cada dia.


Faço uma camada para o hotel e outra para os meios de transporte.


O mapa agora está com essa cara:


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Já está bem fácil identificar em que área da cidade estaremos a cada dia, e quais lugares visitaremos.


O bom de usar camadas é que você pode ocultar qualquer uma delas a qualquer tempo, e os itens dessa camada não aparecerão no seu mapa.


Atenção pois não é possível criar mais de 10 camadas. Então, se estiver planejando uma viagem mais longa para algum lugar, pode ser melhor organizar seus lugares por semana, ou por região, ou criar mais de um mapa.



CRIANDO AS ROTAS - A PÉ, DE CARRO OU DE BICICLETA


Agora é a hora de traçar as rotas.


Criamos uma nova camada e clicamos no ponto inicial do roteiro daquele dia. Digamos que, no dia 1, começamos na Pont Neuf.


Ao clicar no ícone da Pont Neuf, abre-se a caixa que a esta altura você já conheçe bem. Clique nas setinhas (entre a máquina fotográfica e a lata de lixo - foto abaixo) e automaticamente será criada uma nova camada e lhe pedido o destino.


Paris Map on Google Maps - MyMaps


Clique no próximo destino, pode ser na lista de lugares ou diretamente no mapa.


Você pode usar um local já previamente listado ou um novo local. O MyMaps usa como padrão o modo de transporte "dirigindo", então, neste nosso exemplo, clique em cima do "dirigindo" e escolha "a pé".


Isso feito, a rota entre esses dois pontos estará traçada.


A partir daí, basta clicar em "adicionar destino" e incluir todos os destinos do dia, e ir rearranjando a ordem conforme entender conveniente.


Pronto, a rota foi traçada:


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Clicando nos três pontinhos ao lado do nome da rota, há o "direções detalhadas" ("step-by-step directions"), e olha que show:


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Ele te dá a distância e o tempo total da rota traçada, e a distância e tempo de cada etapa da rota:


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Agora é só fazer isso para os demais dias e ir olhando o traçado, distância e tempo e fazendo os ajustes. Claro que, na hora da viagem, muitas alterações ocorrerão (principalmente quando falamos de roteiros a pé), mas com isso você tem uma visão geral do seu dia e consegue ver se o que está pensando em fazer naquele dia é factível ou não.



COMPARTILHE COM SEUS COMPANHEIROS DE VIAGEM


16 - Feito tudo isso, é hora de compartilhar o mapa com seus companheiros de viagem. Basta clicar em "compartilhar" e escolher como irá faze-lo. Normalmente, costumo compartilhar o link, mas você também pode deixar o mapa aberto para qualquer pessoa encontrar na internet.


Paris Map on Google Maps - MyMaps

Você pode permitir que pessoas que receberem o link editem o mapa, o que acaba sendo muito bom para incluir as dicas e recomendações de todos. Vira uma atividade em equipe: todos podem participar e dar suas sugestões - para fazer isso, clique em "compartilhar no drive", e inclua o nome e o email da pessoa e escolha select “Editor”


Paris Map on Google Maps - MyMaps


APROVEITANDO MAPAS DISPONÍVEIS NA INTERNET


Os mapas criados no MyMaps podem ser incorporados a sites/blogs (como eu fiz aqui na sequência,), então pode ser que, quando você estiver revirando a blogsfera atrás de dicas para seu destino, você encontre mapas como esse, feitos por outras pessoas. Aproveite, é um presente que estão lhe dando, de bandeija, grátis grátis.



Clicando nesse ícone ao lado da foto do autor do mapa, você consegue ver a lista dos lugares, as camadas e etc.


No ícone de compartilhar você pode compartilhar esse mapa com quem você quiser.


No ícone que parece um quadrado, ao lado do ícone de compartilhar, você abre o mapa no MyMaps e, clicando nos três pontinhos que aparecerão ao lado do nome do mapa, você pode criar uma cópia na sua conta do Google e lá ficará ela, enquanto você não a apagar, para usar como e quando você quiser. É possível editar essa cópia, então se você achar um roteiro legal, já tem o serviço feito, é só aproveitar e dar o seu toque pessoal final.



AO FINAL, LEMBRE-SE DO MAIS IMPORTANTE


São apenas planos, e planos são feitos para ser alterados.


Saia da rota traçada, perca-se pelas ruelas, pelas trilhas, caminhe sem destino.


Está curtindo um lugar e quer ficar mais? Sem problemas, você está de férias, não é só porque está no roteiro que você é obrigado a fazer.


Experimente restaurantes não mapeados, pare numa barraquinha de comida de rua, tome um sorvete se bater o calor, ou um chocolate quente se estiver frio.


Conheça uma galeria que nem sabia que existia, aprecie a vista do mirante que você achava que não era grande coisa, deixe as crianças brincarem no enésimo parquinho que apareceu pelo caminho.


As férias, e as viagens, são curtas. Aproveite-as ao máximo. Mas deixe sempre algum tempo livre para o inesperado, a criatividade, a espontainedade, o não planejado. São nesses momentos que a vida acontece. Curta-os!


A good traveler has no fixed plans and is not intent on arriving.” – Lao Tzu ("O bom viajante não tem planos definidos e chegar não é seu objetivo" - tradução livre)



AGORA É SUA VEZ DE COLABORAR CONOSCO: aqui está nosso link para o BOOKING.COM - fazendo suas reservas por esse link, você não gasta um centavo a mais e nos ajuda a manter esse site no ar! Clica aqui e boas viagens!!


ANTES DE IR EMBORA, SALVE ESSE PIN NA SUA CONTA DO PINTEREST para ficar fácil encontrar este post que te ensina como planejar uma viagem usando o Google MyMaps sempre que você precisar!

Como planejar uma viagem usando o Google MyMaps


DEPOIS DE TODAS ESSAS DICAS, aqui está nosso link para o BOOKING.COM - fazendo suas reservas por esse link, você não gasta um centavo a mais e nos ajuda a manter esse site no ar! Clica aqui e boas viagens!!


bottom of page