top of page
  • Foto do escritorDanae Bianco

Uma semana nos Açores - roteiro completo com ilhas de São Miguel, Pico e Terceira

Atualizado: há 12 horas

Se você procura algo fora do óbvio na Europa, mas não quer abrir mão do que o continente oferece de melhor - gastronomia espetacular, vilarejos históricos prá lá de charmosos, cultura, povo acolhedor e paisagens naturais deslumbrantes - e ainda por cima sem gastar horrores, que tal conhecer Açores?


Em pleno Oceano Atlântico Norte, a cerca de 1400km em linha reta do continente europeu, o arquipélago português de Açores é composto por 9 ilhas vulcânicas: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Flores, Graciosa, Santa María e Corvo


Nessa viagem, em uma semana visitamos as ilhas São Miguel, Pico e Terceira.


Foto de encosta na Ilha de São Miguel - Cascata da Ponta do Arnel
Ilha de São Miguel - Cascata da Ponta do Arnel
 

O que você precisa saber para fazer seu roteiro de uma semana pelos Açores:

 

pequena vila, entre campos verdes e mar ao fundo, em dia nublado. Vila de Santo Amaro, Ilha do Pico, Açores, Portugal
Vila de Santo Amaro, Ilha do Pico

Quais ilhas visitar nos Açores?


Pergunta de milhões 😂


Minha resposta seria TODAS, mas se você, assim como eu, não tem tempo nem dinheiro ilimitado, terá que fazer escolhas e visitar apenas algumas ilhas.


Tínhamos apenas uma semana e optamos pelas seguintes ilhas:


1a. Ilha de São Miguel: é a maior ilha e a que tem melhor estrutura, mais atrações e melhores conexões aéreas. Vale muito a pena conhecer! Recomendo incluir São Miguel em qualquer roteiro pelos Açores.


2a Ilha Terceira: durante séculos, foi a principal ilha dos Açores e sua maior cidade, Angra do Heroismo, é patrimônio da UNESCO. A ilha conta com algumas paisagens naturais incríveis e também tem ótimas conexões aéreas com o continente.


3a ilha a ser visitada: aqui a decisão foi mais difícil. Pico, São Jorge e Flores estavam no alto de nossa lista. Escolhemos Pico pela paisagem natural pitoresca, e pela viabilidade de encaixar os voos inter-ilhas de forma a otimizar nosso tempo no arquipélago.


Aliás, para nós definirmos quais ilhas visitar, e em que ordem, a disponibilidade de voos foi fator crucial. Adiante comento mais sobre isso.


Sete dias foi na medida para visitar essas três ilhas. Se tivéssemos um dia a mais, poderíamos ter ficado mais tempo na Ilha de São Miguel, ou ido a Faial de barco a partir da Ilha do Pico.


Com uns dez dias, e um bom planejamento do transporte inter-ilhas, imagino que dê para visitar 4 ou 5 ilhas. Muitas delas são bem pequenas e em um dia, um dia e meio, é possível conhecer os principais pontos de interesse.


Agora, se você tiver com tempo irrestrito, dizem que em um mês dá para conhecer todas as ilhas com a calma e dedicação que elas merecem - tenho certeza que atividades para te manter ocupado durante esse período não faltarão.



Onde fica Açores e como chegar


Açores fica no meio do Oceano Atlântico norte, a cerca de 1400km do continente europeu e 3300km da costa leste do Canadá. É parte da cadeia Dorsal Média Atlântica


As principais ilhas dos Açores são São Miguel e Terceira, e ambas são atendidas por voos tanto da Europa (principalmente de Portugal), quanto dos EUA.


Chegamos em Açores com um voo lowcost da Ryanair a partir de Lisboa, e voltamos ao continente a partir da Ilha Terceira, voando SATA (a companhia aérea dos Açores) para Porto. Na época que pesquisei, essas eram as únicas ilhas com voos direto a Portugal.


Dica: ao organizar a visita as ilhas, a primeira e última a serem visitadas devem ser ilhas com conexão direta ao continente, para otimizar seu tempo e, possivelmente, seu $$$. Provavelmente essas ilhas serão São Miguel e Terceira, mas pesquise ao fazer seu planejamento, pois a malha aérea sempre sofre modificações.


Há também voos dessas ilhas à Ilha da Madeira, outra incrível ilha portuguesa que vale a visita. Ainda não a conheço, mas sempre ouço excelentes referências.



Como se locomover entre as ilhas dos Açores


As 9 ilhas dos Açores são divididas em 3 grupos:

  • oriental: Ilhas de São Miguel e Santa Maria;

  • central: Ilhas Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa; e

  • ocidental: Ilhas de Flores e Corvo.


Mas não se engane: as ilhas são beeeem longe umas das outras. Somente Pico e Faial são relativamente próximas.


Há linhas regulares de barco entre as ilhas do grupo central em boa parte do ano, e de alguma delas a São Miguel. No site da Atlantico Line você encontra todas as informações, horários e tarifas.


A melhor forma de se locomover entre as ilhas é de avião.


Todas as ilhas tem aeroporto e os voos inter-ilhas são operados pela SATA, em aviões turboélice.


Os voos que pegamos das ilhas ao continente foram em jatos Airbus e Boeing.


Pesquise no site da SATA, ou no Google Flights os voos entre ilhas disponíveis, brinque com as datas e ordem das ilhas que você pretende conhecer, até chegar numa combinação que lhe atenda.


moça em calça preta e blusa rosa no Miradouro da Serra do Cume, Ilha Terceira, em dia nublado com vento. Na paisagem se veem campos verdes e o mar ao fundo
Miradouro da Serra do Cume, Ilha Terceira

Como se locomover dentro de cada ilha dos Açores


Alugue um carro! As atrações nas ilhas dos Açores são afastadas umas das outras e a melhor forma de aproveitar seu tempo é tendo seu próprio carro.


É super tranquilo dirigir nas ilhas, as estradas são boas, todas em pista simples, bem sinalizadas. O Google Maps ou Waze te leva a todos os lugares, sem erro.


Na Ilha de São Miguel, alugamos o carro na Sixt, na Ilha do Pico e na Ilha Terceira na Europcar. Todas as locadoras tem o guichê dentro dos aeroportos (que por sinal, são todos bem pequenos) e os carros ficam parados no estacionamento do aeroporto, tudo muito simples e rápido.


Para a Ilha do Pico, como iríamos ficar apenas 24hs na ilha, avaliamos em pegar tours guiados, para evitar os trâmites de retirada e devoluçaõ do carro. Acabou não dando certo pelo horário de chegada e saída dos voos, e no final foi realmente melhor termos alugado carro: conseguimos explorar a ilha muito mais e com mais flexibilidade do que faríamos caso houvessemos optado por um tour.



Nosso roteiro de uma semana nos Açores


Nessa viagem de uma semana nos Açores, nós visitamos 3 ilhas, seguindo esse roteiro:


Dia 1️⃣ 10:45am Vôo Ryanair Lisboa - Ponta Delgada (Ilha de São Miguel)

Dia 3️⃣ Ilha de São Miguel

Dia 4️⃣ 7:30 am vôo SATA Ponta Delgada - Ilha do Pico

Dia 5️⃣ 10:30 am vôo SATA Ilha do Pico - Ilha Terceira

Dia 6️⃣ Ilha Terceira

Dia 7️⃣ Ilha Terceira

Dia 8️⃣ 11:00am vôo SATA Ilha Terceira - Porto


Neste post conto em detalhes nossos dias na Ilha de São Miguel: o que fazer, o que mais gostamos, o que não conseguimos ver e outras dicas.


Neste post aqui tem nossa experiência na Ilha Terceira: conto o que fizemos, o que gostamos e não gostamos, e que faríamos diferente.


E por fim, o post com tudo que você precisa saber da Ilha do Pico - já adianto: não perca a visita às vinícolas mais pitorescas que você jamais pensou um dia conhecer!



Onde se hospedar nos Açores


Nos posts em que falo de cada ilha coloco as outras opçoes de hospedagem que pesquisamos, mas aqui vão as que escolhemos:


Onde ficar em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel


Para nossa primeira parada nos Açores, escolhemos o Vila Gale Collection Sao Miguel, com localização perfeita na praça Campo de São Franciso, em frente ao Forte de São Brás - e ainda tivemos um upgrade para um quarto com vista para o Forte e o mar. Foi a hospedagem mais cara da viagem, mas valeu muito a pena: quarto grande e confortável, café da manhã gostoso e localização imbatível.


Onde ficar na Ilha do Pico


Ficamos na região da Madalena, a maior "cidade" da ilha, no Porto Velho Boutique Hostel. A Ilha do Pico é tem poucas opções de hospedagem, quando comparada com as outras ilhas que visitamos, e nossa escolha foi movida pela localização: o hostel fica bem no centrinho da cidade, a poucos metros de restaurantes e lojinhas. O quarto era simples, porém limpo e agradável, com vista lateral para o cais. Ótimo custo benefício.


Onde ficar na Ilha Terceira


Nossa hospedagem foi na charmosíssima Angra do Heroísmo, cidade patrimônio da UNESCO, com toda a estrutura típica de qualquer destino com esse selo. Escolhemos a BayView House, uma casa de 2 quartos, que hospeda até 5 pessoas tranquilamente, e, novamente, localização perfeita, a poucos metros da marina da cidade e da Igreja da Misericórdia.


gases em meio a vegetação verde nas Furnas do Enxofre, Ilha Terceira, Açores
Furnas do Enxofre, Ilha Terceira

Clima e quando ir a Açores


O clima nos Açores é bastante instável. Como nos disse um guia em um passeio: "se não estás contente com o tempo nos Açores, aguarde meia hora." É a mais pura verdade! Venha preparado para tudo - até neve subindo o Pico você poderá encontrar!


A temperatura não varia muito ao longo do ano - de 15ºC a 25ºC é o que você provavelmente irá pegar o tempo todo. Chove muito e venta horrores, o que pode fazer a sensação térmica cair. Capa de chuva e sapato impermeável são essenciais.


Fomos no início de abril, pegamos um pouco de chuva praticamente todos os dias, alguns dias choveu mais, outros menos. Mas todos os dias também tiveram diversos momentos com sol, outros momentos com tempo nublado, e quase sempre muito vento.


vista da cidade de Angra do Heroísmo, ao por-do-sol. Ilha Terceira, Açores, Portugal
Angra do Heroísmo

O que levar na mala para Açores


Açores é um destino focado na natureza. Traga roupas confortáveis e apropriadas para as intempéries.


Para uma semana por lá, minha mala de mão (só viajo com mala de mão) foi com:

  • 1 legging

  • 1 calça jeans

  • 5 camisetas (3 delas dry-fit - minhas preferidas para esse tipo de viagem)

  • 1 cardigan

  • 1 casaco leve de down UNQL

  • 1 capa de chuva

  • 1 echarpe

  • Meias e underware

  • 2 pijamas

  • 1 maiô

  • 1 chinelo

  • 1 tênis esportivo

  • itens de toalete (em embalagens de até 100ml, sempre)


Se fosse verão, eu teria incluído um shorts/bermuda, o restante teria seria absolutamente igual.


Na Ilha Terceira, ficamos em um Airbnb com máquina de lavar roupas, aproveitei para lavar tudo (principalmente pois depois dos Açores a viagem continuou por mais outra semana no Douro, e a mala era a mesma). Mas na real, se a viagem se resumisse aos Açores, a máquina de lavar nem teria sido necessária: é muito fácil lavar as camisetas dry-fit na pia, e secam rapidinho.



Mapa com itinerário da viagem aos Açores


Aqui está o mapa do Google MyMaps, com nosso roteiro detalhado, é só clicar e salvar na sua conta do Google. Quando você for por planejar sua próxima viagem aos Açores, já sabe por onde começar ;-)


Nesse post explico como usar o Google MyMaps para planejar uma viagem, é um recurso muito bom, vale a pena conhecer!




Curtiu essas dicas? Então segue a gente:

Instagram @danae_explore 

Pinterest @danaeexplore 


 

Outros posts sobre viagens na Europa:

 

Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais


E agora, depois desse monte de dicas show, salve esses pins na sua conta do Pinterest, para você achar esse post sobre com o roteiro de uma semana pelos Açores, sempre que precisar!


Pin para pinterest: Roteiro de uma semana nos Açores: ilha de São Miguel, Pico e Terceira - www.danae-explore.com

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page