top of page
  • Foto do escritorDanae Bianco

O que fazer em Ronda, a cidade mais linda do Sul da Espanha

Ronda foi paixão à primeira vista!


Construída a beira dos penhascos do cânion do rio Guadalevín, que atravessa o centro da cidade, Ronda é repleta de casinhas brancas que parecem se equilibrar perigosamente nas bordas do penhasco e desafiar a vertigem de seus moradores e visitantes, e pontuada por igrejas que misturam influências arquitetônicas e te fazem lembrar que o mundo árabe está logo ali.


Considerada uma das “cidades brancas” (pueblos blancos) da Andalucia, Ronda foi a primeira cidade que visitamos em nossa viagem de 10 dias pela Andalucia, no sul da Espanha, que incluiu também Granada, Córdoba e Sevilha.


Foto da cidade de Ronda, Espanha, com predios baixos brancos construídos a beira das falésias do cânion do rio Guadelevin
Ronda, Espanha
 

Neste post, você vai encontrar:

 


Mapa da região sul da Espanha e Portugal, com pino marcando onde fica Ronda, perto de Málaga e Marbella
Ronda é ali no pino vermelho

Onde fica e como chegar em Ronda


Ronda está localizada na província de Málaga, na região da Andaluzia, sul da Espanha, próxima de cidades importantes da região, como Sevilha e Málaga, e também a curta distância de Gibraltar.


Nós incluimos Ronda em nosso roadtrip de 10 dias pela Andalusia, alugamos o carro em Sevilha e fomos de lá direto à Ronda, são cerca de 130km, facilmente cobertos em 1h45 de carro. Depois, fomos de Ronda à Granada, são 180 km em cerca de 2 horas de carro.


Há diversos estacionamentos na cidade, mas lembre-se de que, devido ao seu charme histórico, as ruas podem ser estreitas e complicadas para estacionar, principalmente na área central. Se estiver, como nós, fazendo uma roadtrip, procure uma hospedagem que tenha estacionamento.


As estradas na região são ótimas, rande parte de pista dupla, muito bem conservadas e sinalizadas e sem pedágios. Dirige-se do lado direito da pista (igual ao Brasil). Não tivemos nenhuma intercorrência, nem nenhum problema, durante toda a viagem.


Ronda possui uma estação de ônibus que conecta a cidade a outras importantes cidades da Andaluzia, como Sevilha, Granada e Málaga. A empresa de ônibus que opera na região é a Avanza Grupo, e os bilhetes podem ser adquiridos online; eu gosto do site Rome2Rio para pesquisar trajetos de transporte público e identificar os nomes e links dos operadores das linhas.


Puente Nueva, em Ronda, Espanha, Ponte estreita em pedra sobre um cânio profundo
Puente Nueva

O que fazer em Ronda, Espanha


Antes de mais nada, precito te dizer que Ronda é uma cidade para ser curtida com calma. Logicamente, você pode visitá-la num daytrip, ou só fazer uma parada rapidinha e seguir viagem a outros destinos na região, mas se conseguir, reserve ao menos um dia inteiro para curtir a cidade. Você não irá se arrepender, estou segura disso.


O cartão postal de Ronda é a Puente Nueva, a ponte que atravessa o cânion do rio Guadalevín, bem no centro da cidade. É uma ponte lindíssima, numa localização geográfica de cair o queixo. Apesar do nome, a Ponte Nueva foi finalizada em 1793 e representou um feito arquitetônico impressionante na época.


Mas as fotos mais bonitas da ponte você vai conseguir de longe dela, mais abaixo, em alguns dos diversos miradores (ou mirantes) da cidade.


Em Ronda, não deixe de caminhar e visitar o máximo de mirantes que conseguir. É simples, fácil e não custa nada! Começe caminhando pelas ruas que acompanham as bordas do cânion, te garanto que haverá diversas paradas estratégicas para fotos, cafés e sorvetes. Essa integração entre cidade e cânion é algo único, que por si só já vale a visita à cidade.


Alguns dos mirantes que fomos, todos bem fáceis de chegar a partir da Puente Nueva: Mirador de Ronda, Mirador Puente Nuevo, Mirador de Aves, Mirador de los Viajeros Romanticos, Mirador de Maria Auxiliadora, Mirador del Viento, Mirador La Hoya del Tajo (este último foi o único que fomos de carro, mas dá para ir a pé do centro, é cerca de 1km de caminhada).


Os melhores mirantes para fotos da Ponte Nova são o Mirador La Hoya del Tajo e o Mirador Puente Nuevo.


Além da Puente Nova, há a Puente Vieja (ponte antiga), bem menor e menos imponente, mas nem por isso menos bela. Foi concluída em 1616 e permite apenas a passagem de pedestres.


Igreja Santa Maria la Mayor, em Ronda, Espanha
Iglesia Santa Maria la Mayor

Como não poderia deixar de ser, há diversas igrejas na cidade, e vale a pena conhecer ao menos algumas delas - mesmo que não seja devoto, são igrejas belíssimas e ricas em história.


  • Igreja de Santa María la Mayor: localizada no coração do centro histórico de Ronda, é uma das mais importantes da cidade. Construída sobre os restos de uma antiga mesquita, combina estilos gótico, renascentista e barroco em sua arquitetura.

  • Igreja de Nuestra Señora del Socorro: situada perto da Plaza del Socorro, esta igreja barroca é conhecida por sua fachada impressionante e belos interiores. Vale a pena subir no campanário para uma bela vista panorâmica da cidade.

  • Igreja de Padre Jesús: esta pequena igreja, localizada perto da Puente Nueva, é famosa por abrigar a imagem de Padre Jesús Nazareno, que é venerada durante a Semana Santa em Ronda.

  • Igreja de la Merced: foi construída no século XVI e seu interior é belíssimo.

  • Igreja de San Sebastián: uma das igrejas mais antigas de Ronda, também do século XVI, localizada perto da Puente Vieja.

Vale também conhecer a Plaza de Toros de Ronda, fica na região central, próxima à Puente Nueva.


O Palácio de Mondragón, próximo a Igreja de Santa María la Mayor, é uma belíssima casa histórica, com jardins lindos, que abriga o Museu Municipal de Ronda, conta a história da cidade e vale alguns minutos da visita.


Enfim, Ronda é um lugar que te convida a caminhar por horas pelas ruelas, apreciando a paisagem, seja do cânion, seja do vale, a arquitetura, as inúmeras igrejas e edifícios histórias. Uma ótima alternativa para fugir das multidões de turistas que assolam o sul da Espanha a qualquer época do ano.



Onde ficar em Ronda


Ronda é uma cidade pequena, recomendo se hospedar na região central. É uma cidade agradável para passear, dá para fazer todos os passeios a pé, aproveitar os bares, restaurantes e lojinhas – nosso carro ficou o tempo todo na garagem, só o usamos no dia que estávamos de partida, quando fomos ao Mirador La Hoya del Tajo já no nosso caminho à Granada.


Ficamos hospedados em um Airbnb muito bom, na região central da cidade (infelizmente não está mais listado para aluguel), mas se você prefere ficar em hotéis ou pousadas, não faltam opções – se eu pudesse escolher três, seriam as seguintes:



Se você não quiser se hospedar nenhuma noite por lá (mas eu te aconselho fortemente a ficar pelo menos uma noite), dá para conhecer Ronda como day-tour a partir de Sevilha ou de Granada.


Confira a disponibilidade dos hotéis e tarifas aqui:



Onde comer em Ronda


Ronda tem diversas opções de culinária local e mediterrânea em geral. Achamos os preços razoáveis para padrões europeus, um pouco mais baixos do que encontramos nas outras cidades da nossa viagem pela Andalusia.


Almoçamos no Mesón Carmen de la Ronda, próximo a Plaza Duquesa de Parcent, sentamos em mesinhas dispostas na praça, foi uma delícia. À noite, jantamos no Michelangelo Pizza, próximo a Plaza del Socorro, uma das melhores pizzas que comemos na viagem.



Roteiro detalhado da nossa viagem à Espanha


Nesse mapa tem tudo que fizemos em nossa viagem de 10 dias pelo Sul da Espanha: clique nos pontos marcados para ver detalhes de cada lugar; dê zoom no mapa se necessário, arraste para um lado ou para outro. No mapa existem diferentes camadas, com cores diferentes, uma para cada área que visitamos. Você pode escolher quais camadas visualizar selecionando-as no check-box correspondente. A linha azul é a rota que percorremos de carro.


No ícone do canto esquerdo superior você acessa o menu do mapa, com todas as camadas e legendas, e se quiser salvar na sua conta do Google Maps, é só clicar na estrela ao lado do nome do mapa.  Para acessá-lo no seu telefone ou computador, abra o Google Maps, toque no botão de menu, vá para "Meus Lugares", selecione "Mapas" e você encontrará este mapa listado entre os seus mapas salvos.



Nesse post explico como usar o Google MyMaps para planejar uma viagem, é um recurso muito bom, vale a pena conhecer!


Ainda não garantiu seu seguro viagem? Clique aqui e já faça sua cotação.


 

Outros posts sobre viagens na Europa

 

Curtiu essas dicas? Então segue a gente:

Instagram @danae_explore 

Pinterest @danaeexplore 


Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais


AGORA APROVEITA E SALVA ESSE PIN NA SUA CONTA DO PINTEREST, assim você vai encontrar esse post com o que fazer em Ronda, a cidade mais linda do sul da Espanha sempre que você precisar!



Pin para Pinterest. Imagem de Ronda, com casas brancas a beira de um precipício (canion do Rio Gadelevin). Escrito: Ronda, como visitar a cidade mais linda do sul da Espanha. www.danae-explore.com

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page